Centro Islâmico
Capítulo 1; Al-Fátiha – V. 1 – Parte 2
Capítulo 1; Al-Fátiha – V. 1 – Parte 2

بِسْمِ اللَّهِ الرَّحْمَنِ الرَّحِيمِ (1)

Em Nome de Deus, O Misericordioso O Misericordiador

No início do Alcorão em seu capítulo perimeiro (Abertura, Hamd) inice-se com BISMI LLAH, o que significa em Nome de Deus. Este Bismi Llah tem mais poder do que os Bismi Llahs dos outros capítulos. Porque ela está começando tanto todo o Alcorão sagrado quanto o primeiro capítulo, então refere-se a todo conteúdo do Alcorão Sagrado, além do capítulo.

O objetivo do Alcorão, em uma palavra, é de orientação (capitúlo 5 vercicúlo 16). Então, Bismi Llah refere-se a orientação e significa: a orientação começa-se em Nome de Deus e no Nome d’Ele Será realizado. Assim, começamos caminhar na senda reta, em nome d’Ele.

Da mesma maneira, observando o conteúdo do capítulo al-Fátiha, Bismi Llah significa: Louvor pertence a Deus, acompanhado com nome d’Ele, e eu juntamente com todo mundo louvamos a Deus, começando com nome d’ele, buscando ajuda desse Nome abençoado, implorando ajuda e oreintação.

Deus tem 1001 nome. Allah é o mais completo e perfeito nome. A explicação é o seguinte:

Cada nome de Deus refere-se a um dos atributos d’Ele. Também, eles não são iguais; as vezes um nome é maior do que outro e cobre outro em forma de camada; por exemplo, quando estarmos doentes, Ele é quem nos cura, então um de Seus Nome é Curador. Esse é Subconjunto do Nome de Criador, porque cura e o tratamento é um tipo de criação; Deus vai Crair o tratamento e a recuperação para nós.

Isso vai continuar até chegar ao mais compelto Nome que abrange os todos. Esse Nome não é outro senão Allah.

Desde que o Alcorão Sagrado é o mais compelto Livro de Deus, Ele começou-o com o mais compeleto Nome, dizendo: Bismi Llah, que significa em Nome de Allah.

Depois, continua com dois nomes: o Misericordioso, o Misericordiador. Ambos  derivados de uma raíz ‘Misericórdia’ que é a raíz da criação desse mundo e o Além.

 Talvez a tradoção não caiba para reflexão de todos os detalhes, mas na lingua origenal o primeiro atributo ‘Misericordioso’ cobre tudo mundo, fieis e infieis. Por isso você vê neste mundo todos, fieis e infieis, são alimentados por Deus.

E, O segundo ‘Misericordiador’ é limitado somente aos fieis, ainda com durabilidade eterna. Por isso você sabe, no outro mundo (Ressurreição) só os fieis entrarão no Paráiso, e Deus tratará só a eles com misericórdia.

Capítulo 7, verciculo 156 refere-se a esse fato: Minha Misericórdia abrange todas as coisas. Então, prescrevê-la-ei aos que são piedosos, e concedem as-Zakah, e aos que crêem em Nossos sinais.

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