É fato intuitivo que quando o homem começa a raciocinar e a refletir
diante da nebulosidade de sua alma, procurando algo, ou compreender algo,
passa a estudar os pensamentos e os credos sociais, como o Capitalismo, o
Comunismo52, o Judaísmo, o Existencialismo53, o Cristianismo, a adoção
de religiões como a Idolatria, o Budismo54, o Bramanismo55, o pensamento
apóstata, e outros similares. E depois, passa a estudar o Islam consciente e
minuciosamente, refletindo sobre suas fontes de origem e procedências,
que são o Alcorão Sagrado e o Preceito Purificado, e também no que foi
instituído pelos estudiosos, cientistas, filósofos e pensadores Islâmicos, os
quais dedicaram uma vida por inteiro nos métodos do Alcorão Sagrado e
do Preceito Purificado. Dessa forma o homem compreenderá então a gran
deza do Islam, e chegará a uma verdade em que só poderia crer unicamente
nela, a qual ele (o Islam) é uma necessidade da vida, é a doutrina verdadei
ra, é o sistema e o método mais completo.
Já passaram pela história da humanidade grandes homens, mulheres e pen
sadores, dos quais muitos chegaram a esta conclusão, depois de estudarem e
compreenderem a essência e a grandeza desta Mensagem, ao descobrirem que
ela é de sua responsabilidade nesta vida, e crer nela é o caminho da felicidade.
É essencial mencionarmos algumas destas celebridades que abraçaram
o Islam depois de terem professado outras religiões, ou nenhuma, e o por
quê delas terem escolhido o Islam como a religião de suas vidas, tornando
se pregadoras desta grandiosa doutrina.
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O Comunismo é a doutrina que preconiza a supressão das classes sociais e
coletivização dos bens de consumo.
O Existencialismo é a doutrina filosófica que preconiza a existência metafísica
do homem como princípio e fundamento para a solução de todos os proble
mas. Este movimento se inspirou nas idéias do alemão Martin Heidegger e
do dinamarquês Kierkegaard e posteriormente do francês Jean-Paul Sartre.
O Budismo preconiza de que o ser humano está preso ao ciclo de reencar
nações até atingir o Nirvana.
O Bramanismo é um sistema social, político e religioso dos brâmanes,
caracterizado pela autoridade dos Vedas (os 4 livros “sagrados” da Índia,
escritos em sânscrito) e pelo sistema de castas.
Antes porém, vamos ler o que estas personalidades disseram, para que
possamos conhecer as causas básicas que as impeliram a esta crença, e para
que cada um dos que não crê no Islam, tal como foram estas celebridades,
passe também a pensar no assunto.
O professor e pensador francês Roger Garoudi56, o qual era da esquer
da, esclarece textualmente sobre a grandeza do Islam:
“A salvação do mundo contra sua crise só é viável através do
método Islâmico, pois o Islam possui a chave da restauração e
ele está privilegiado com duas regras, que são: o espírito elevado e
o espírito de participação”57.
Em outra ocasião, Garoudi declarou:
“O Alcorão nos ensina que devemos ver que há um sinal para cada
fato e para cada caso nos versículos de Deus, é um símbolo nos
conduzindo para uma existência mais elevada, e com ele conduz a
natureza e a sociedade. E o principal objetivo de uma religião é a
classificação e unificação vindos de Deus, e que a Ele retorna;
e o que realiza o homem como ser humano é sua destinação à
realização dos desejos de Deus. Hoje, mais do que nunca, o ocidente
necessita do Islam, a fim de dar à vida um significado, e à história
algum sentido, até transformar o estilo ocidental em uma estação
entre o ensino e o conhecimento, ou uma estação entre o raciocínio e
os meios, e no que alude à estação do raciocínio sobre os resultados,
o Islam não coloca uma barreira entre o ensino e a fé.
Pelo contrário! Ele liga e conecta ambos, por considerá-los uma
unificação complementar e imparcial. O Islam convoca o homem a
procurar e a pesquisar sobre o seu grandioso epílogo,
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Intelectual, pensador e filósofo francês que ocupou o cargo de Chefe do Con
selho Nacional de 1956 a 1958, o qual se converteu ao Islam em 1983, passan
do a ser chamado de Rajá, o que causou muita polêmica no mundo ocidental.
Da revista tunisiana “Jauhar Al-Islam” - Edição n° 3 de 1981.
e sobre a própria prosperidade, bem como, o Islam tem condições de
reascender a esperança em nossa sociedade,
suscitada com o individualismo de forma cada vez mais crescente,
levando o mundo para um suicídio coletivo”58.
O professor Haroun Mustapha Leon Al-Europi59, Secretário Geral da
“Sociedade Estatal para o Ensino dos Regulamentos das Línguas, Conhe
cimento e Belas Artes”, disse:
“Das magnificências do Islam, é que ele foi constituído pelo
raciocínio e jamais exige de seus seguidores o congelamento de sua
energia e reflexão, contrariando com isso outras ideologias que
obrigam seus seguidores a uma fé cega e a opiniões determinadas,
sem terem a oportunidade de pensar e refletir sobre elas”.
A senhora Marcella Michelângelo, de origem italiana e que também
aderiu ao Islam, declarou:
“Eu encontrei no Islam o raciocínio e a reflexão,
e vi o quanto os Muçulmanos crêem em Deus e em Seu Mensageiro,
ele foi um humano igual a eles, porém, foi escolhido por Deus
para divulgar a Mensagem da Fé para a humanidade e
recitar-lhes o Seu Livro que é um Código para a vida, e
organizar seus assuntos para que possam viver em harmonia,
colaboração mútua e felicidade, sem falso brilho”.
O Dr. Al-Hadj Abdel Karim Satio, japonês, professor de economia em
uma das Universidades japonesas, disse:
“O Islam é a religião que melhor esclareceu e confirmou sobre a
existência de Deus Supremo, pela situação da vida em si,
e isto representa a verdade, porque Deus é a Verdade,
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Da revista “Al-Mokhtár Al-Islami” - Edição n° 41 – 1987.
Editor chefe da revista “Velomat” de procedência londrina.
e esta verdade é que decresce toda a humanidade sob as mãos dos
Muçulmanos, e se fosse possível e a sua dizimação,
as pessoas iriam abraçar a religião de Deus às multidões”.
O Dr. Grinet, que trabalhou no Parlamento francês, comentou:
“Eu analisei todos os versículos alcorânicos que aludem aos
conhecimentos da medicina, da saúde e da natureza,
as quais estudei desde a meninice, portanto, as conheço bem,
verifiquei que todos os versículos estão em concordância com os
nossos conhecimentos científicos atuais, então, sem hesitação,
aderi ao Islam porque me convenci de que Mohammad
veio com a verdade sincera há mais de mil anos atrás,
e isto antes que houvessem professores especializados,
e se tivessem existido, sem dúvida, que cada um deles iria
associar os versículos alcorânicos ao que estudou,
bem tal como eu fiz, e que somente desta forma ele iria
aderir ao Islam, naturalmente, se ele fosse um sábio,
livre das parcialidades e preconceitos”.
O artista plástico Alfons Eitin Dinet (1861-1929), o qual também abra
çou o Islam trocando seu nome para Naserddin, declarou:
“A religião de Deus é uma só, e o Islam veio confirmar as
doutrinas celestiais que o antecederam, e reformar aquilo que os
sacerdotes adulteraram, e o Alcorão Sagrado neste século,
é o único Livro Celestial que nada pode atingi-lo,
nem em termos de adulteração quanto de substituição,
e Deus prometeu a sua preservação, conforme está afirmado
no versículo: “Nós revelamos o mencionado e
Nós lhe somos Preservadores” (C. 15 – V. 9)”.
O jornalista e escritor austríaco Leopold Wise (Mohammad Assad)
declarou:
“Hoje, não conseguiria dizer quais são os lados que mais me
Fundação Al-Balagh
atraíram, porque o Islam, a meu ver, é uma perfeita obra construída,
pois todas as suas partes se formaram de maneira que,
cada uma é concludente da outra, estreitando-se entre si.
Portanto, nada do que está mencionado não tem a sua utilidade,
e nada mais falta para mencionar, e disso tudo,
resultou uma concordância equilibrada e chumbada, e talvez,
tudo que há no Islam, reunindo-se os conhecimentos e obrigações,
colocados numa distribuição sistemática,
seja a força que fez efeito dentro de mim”.
O lord Douglas Hamilton, um milionário inglês, que também abraçou
o Islam, passando a ser chamado Ádel Hamilton, declarou:
“O Islam é a doutrina que consegue se opor às ondas da apostasia e
da desintegração que as sociedades industriais atuais enfrentam,
e o Islam irá atrair muitas pessoas de nível universitário,
particularmente aqueles que se sentem sufocados
pelos debates ideológicos”.
Marmadoc Backthwell (1875-1936), um intelectual inglês, famoso
por traduzir o Alcorão Sagrado, considerado aliás, o seu empenho mais
importante, e que se converteu ao Islam com o nome de Mohammad,
disse o seguinte:
“Não há benefício maior no mundo e do qual o homem
pode se aproveitar, do que Deus lhe abrir o peito para o Islam,
e passar a fazê-lo se orientar por sua luz, até começar a enxergar
as verdades desta vida e da Eternidade, e então,
conseguirá discernir entre o que lhe é de direito e o que lhe é ilícito,
entre o caminho da felicidade e o caminho do infortúnio.
E eu me ajoelho diante de Deus, agradecido por esta
graça majestosa com a qual Ele me agraciou e que preenche a
minha com a verdadeira felicidade, me permitindo ficar
nesta roda gigante e frondosa, cheia de frutos,
e esta roda é a família Islâmica e os irmãos no Islam”.
Da orientação do Islam XI - O que é o Islam