De acordo como nos transmite a história e as Mensagens Divinas, se
guidas pelo Alcorão Sagrado, a humanidade procede de Adão (A.S.), e a
Mensagem Islâmica é a concludente de todas as demais Mensagens
Celestiais, e ela é uma doutrina Divina para a orientação do homem. Isto
porque, a benevolência e a misericórdia de Deus para com o ser humano,
fizeram com que ela acompanhasse a vida humana, a fim de que fosse es
clarecido ao homem o caminho do bem, da bondade e do direcionamento
da própria existência, e para tal tarefa, Deus enviou os Mensageiros e os
Profetas (A.S.), anunciantes e restauradores para uma vida melhor e mais
digna sobre a Terra.
O Alcorão Sagrado nos relata sobre o papel do homem e sua civilidade,
empenhos dos Profetas (A.S.) em todas as etapas históricas, os quais sempre
anunciaram as Mensagens da Orientação para o restabelecimento da socieda
de humana e libertação dos povos das garras da perdição, do crime e da
corrupção, salvando-os da maldade dos tiranos e dos déspotas, e libertando
lhes o pensamento e o raciocínio contra as oposições e as superstições.
As Mensagens Divinas vieram como uma restauração complementar
em todos os ângulos, sejam doutrinários, ideológicos, constituintes, mo
rais, psicológicos e materiais, concordantes com a natureza e o instinto
humano, perfeitamente adaptáveis para ao homem, porque a Mensagem
Divina procede do próprio Criador do homem, do Universo e da vida em si.
E Ele é Onisciente sobre o que Ele mesmo formou na alma dos seres huma
nos e do que mais lhes convém. Portanto, as leis e as criações divinas são
basicamente concordantes com a formação e a qualidade nata do homem, e
o Alcorão Sagrado esclareceu sobre isso:
“Como não haveria de conhecê-las o Criador, sendo Ele o
Onisciente, o Sutilíssimo?” (C. 67 – V. 14)
Logo, a religião é a Mensagem Divina que reestrutura a vida da huma
nidade, restabelecendo a justiça e libertando-a das trevas, da corrupção, da
degeneração e dos desvios. O Alcorão Sagrado menciona também sobre
isso, o seguinte:
“Enviamos os Nossos mensageiros com as evidências:
e enviamos, com eles, o Livro e a balança, para que os humanos
observem a justiça; e criamos o ferro, que encerra grande poder
(para a guerra), além de outros benefícios para os humanos,
para que Deus Se certifique de quem O secunda intimamente,
a Ele e aos Seus mensageiros; Sabei que Deus é Poderoso,
Fortíssimo”. (C. 57 – V. 25)
“…Já vos chegou de Deus uma Luz e um Livro lúcido, (15)
pelo qual Deus conduzirá aos caminhos da salvação aqueles que
procurarem a Sua complacência e, por Sua vontade,
tirá-los-á das trevas e os levará para a luz,
encaminhando-os para a senda reta (16)”. (C. 5)
“Para que a verdade prevalecesse e desaparecesse a falsidade, ainda
que isso desgostasse os pecadores”. (C. 8 – V. 8)
“E não causeis corrupção na terra, depois de haver sido pacificada.
Outrossim, incovai-o com temor e esperança,
porque Sua misericórdia está próxima dos benfeitores”. (C. 7 – V. 56)
“Deus ordena a justiça, a caridade, o auxílio aos parentes,
e veda a obscenidade, o ilícito e a iniqüidade.
Ele vos exorta a que mediteis”. (C. 16 – V. 90)
“São aqueles que seguem o Mensageiro, o Profeta iletrado,
o qual encontram mencionado em sua Tora e no Evangelho,
o qual lhes recomenda o bem e que proíbe o ilícito, prescreve-lhes
todo o bem e veda-lhes o imundo, alivia-os dos seus fardos e livra-os
dos grilhões que o deprimem. Aqueles que nele creram, honraram-no,
defenderam-no e seguiram a Luz que com ele foi enviada,
são os bem-aventurados”.
(C. 7 - V 157)
Da orientação do Islam XI - O que é o Islam
“…Ele foi Quem vos criou a terra e nela vos enraizou”.
(C. 11 – V. 61)
Ao se ler estes textos alcorânicos inscritos no Livro da Mensagem
Islâmica, e se aprofundar em seus significados, absorvendo a sua essência,
se perceberá que a religião é o único caminho para a salvação do homem e
realização do bem e da paz.
O Islam, portanto, como uma Mensagem Divina, pretende com a sua
convocação, o restabelecimento da humanidade, o renascimento da cons
trução social e o fortalecimento dos regimes de vida, partindo dos princípi
os da libertação do homem, na servidão pelos desejos irregulares e ilícitos,
passando a aproximá-lo e a conectá-lo com Deus que é a fonte do bem, da
perfeição e da paz nesta existência.
Pois como já verificamos nos versículos alcorânicos, a Mensagem
Islâmica é uma missiva da doutrina do direito, a qual se salvou da adultera
ção e da simulação, pois ela esclareceu seus objetivos em diversos assuntos
constantes no Alcorão Sagrado, dos quais mencionaremos a seguir:
A convocação à unicidade da espécie humana, e anulação das dis
tinções de origem, povo e camada social entre as pessoas, pois Deus
Supremo revelou:
“Ó humanos, em verdade, Nós vos criamos de macho e fêmea e
vos dividimos em povos e tribos, para reconhecerdes uns aos outros.
Sabei que o mais honrado, dentre vós, ante Deus,
é o mais temente. Sabei que Deus é Sapientíssimo e
está bem inteirado”. (C. 49 – V. 13)
Firmeza das bases do afeto, do amor e do respeito entre o homem e a
mulher, porque Deus Glorioso revelou:
“Entre os Seus sinais está o de haver-vos criado companheiras da
vossa mesma espécie, para que com elas convivais;
e colocou amor e piedade entre vós.
Por certo que nisto há sinais para os sensatos”. (C. 30 - V 21)
Estabelecimento da justiça entre os homens, de acordo com o que foi
esclarecido na Revelação de Deus:
“…para que os humanos observem a justiça…”(C. 57 – V. 25)
Concretização da segurança e da paz para a humanidade, pois isto tam
bém foi revelado com clareza por Deus Altíssimo:
“Pelo qual Deus conduzirá aos caminhos da salvação aqueles que
procurarem a Sua complacência e, por Sua vontade,
tirá-los-á das trevas e os levará para a luz,
encaminhando-os para a senda reta”. (C. 5 – V. 16)
“Se eles se inclinam à paz, inclina-te tu também a ela,
e encomenda-te a Deus, porque Ele é o Oniouvinte, o Sapientíssimo”.
(C. 8 – V. 61)
Da orientação do Islam XI - O que é o Islam
“Os fiéis que não obscurecerem a sua fé com injustiças
obterão a segurança e serão iluminados”. (C. 6 – V. 82)
Prioridade à verdade e suspensão da falsidade, de acordo com as Reve
lações de Deus Glorificado:
“Para que a verdade prevalecesse e desaparecesse a falsidade,
ainda que isso desgostasse os pecadores”. (C. 8 – V. 8)
“Qual! Arremessamos a verdade sobre a falsidade, o que a anula.
Ei-la desvanecida. Ai de vós, pela falsidade que (Nos) descreveis!”
(C. 21 – V. 18)
Resistência contra o crime, o supérfluo, a destruição, a injustiça e a
corrupção na Terra, conforme as Revelações de Deus Supremo:
“E não causeis corrupção na terra, depois de haver sido pacificada.
Outrossim, incovai-O com temor e esperança,
porque Sua misericórdia está próxima dos benfeitores”.
(C. 7 – V. 56)
“Deus ordena a justiça, a caridade, o auxílio aos parentes,
e veda a obscenidade, o ilícito e a iniqüidade.
Ele vos exorta a que mediteis”. (C. 16 – V. 90)
“Combatei, pela causa de Deus, aqueles que vos combatem;
porém, não pratiqueis agressão, porque Deus não estima os
agressores”. (C. 2 - V. 190)
Concretização do bem, da bondade e da benevolência, conforme o tex
to das Revelações de Deus Supremo:
“São aqueles que seguem o Mensageiro, o Profeta iletrado,
o qual encontram mencionado em sua Torah e no Evangelho,
o qual lhes recomenda o bem e que proíbe o ilícito, prescreve-lhes
todo o bem e veda-lhes o imundo, alivia-os dos seus fardos e livra-os
dos grilhões que o deprimem. Aqueles que nele creram, honraram-no,
defenderam-no e seguiram a Luz que com ele foi enviada,
são os bem-aventurados”. (C. 7 – V- 157)
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Da orientação do Islam XI - O que é o Islam
“…e lhes inspiramos a prática do bem…” (C. 21 – V. 73)
Proibição de tudo que é nocivo à alma, ao corpo e ao instinto, e substi
tuição com aquilo que é bom e benéfico ao homem:
“Dize-lhes: Quem pode proibir as galas de Deus e
o desfrutar os bons alimentos que Ele preparou para Seus servos?…”
(C. 7 – V. 32)
“Dize: Meu Senhor vedou as obscenidades, manifestas ou íntimas…”
(C. 7 – V. 33)
“…prescreve-lhes todo o bem e veda-lhes o imundo,
alivia-os dos seus fardos e livra-os dos grilhões que o deprimem…”
(C. 7 – V. 157)
“Não reparaste naqueles que declaram que crêem no que te foi
revelado e no que foi revelado antes de ti, recorrendo, em seus
julgamentos, ao sedutor, sendo que lhes foi ordenado rejeitá-lo?
Porém, Satanás quer desviá-los profundamente”. (C. 4 – V. 60)
“Enobrecemos os filhos de Adão e os conduzimos pela terra e pelo
mar; agraciamo-los com todo o bem, e preferimos enormemente sobre
a maior parte de tudo quanto criamos”. (C. 17 – V. 70)
Povoamento da Terra e estabelecimento da vida civil sobre o globo
terrestre, e o cultivo de seus benefícios através das energias humanas, raci
onal e psicologicamente, para o bem estar do próprio homem:
“…Ele foi Quem vos criou a terra e nela vos enraizou…” (C. 11 – V. 61)
“Ele foi Quem vos fez a terra manejável Percorrei-a pois,
por todos os seus quadrantes e desfrutai das Suas mercês;
a Ele será o retorno!” (C. 67 – V. 15)
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“Mas procura, com aquilo com que Deus te tem agraciado,
a morada do outro mundo; não te esqueças da tua porção neste
mundo, e sê amável, como Deus tem sido para contigo,
e não semeies a corrupção na terra, porque Deus não aprecia
os corruptores”. (C. 28 – V. 77)
Libertação da mente contra a inércia, a contradição e a superstição,
convocando-a para o raciocínio, a meditação e a procura do conhecimento:
“…Dize: Poderão, acaso, equiparar-se os sábios com os insipientes?
Só os sensatos o acham”. (C. 39 – V. 9)
“…tais exemplos propomos aos humanos, para que raciocinem”.
(C. 59 – V. 21)
“…pois Deus dignificará os fiéis, dentre vós, assim como os sábios,
porque está inteirado de tudo quanto fazeis”. (C. 58 – V. 11)
Distribuição do dinheiro e da riqueza de forma que se possa cobrir a
superfície da vida social em sua totalidade, num movimento que não haja
formação de camadas econômicas e políticas:
“…para que (as riquezas) não sejam monopolizadas pelos opulentos,
dentre vós…” (C. 59 – V. 7)
“E há em seus bens uma parte para o mendigo e o desafortunado…”
(C. 51 – V. 19)
Esta é a convocação religiosa e seus princípios constitucionais no cam
po humano e no campo social, inclusive, a convocação para a unidade de
Deus e a devoção unicamente a Ele, em sincera lealdade. E o direcionamento
a Deus é o mesmo que se direcionar para o caminho do bem, da perfeição
absoluta, do amor e do bem em geral para todos.