De acordo como nos transmite a história e as Mensagens Divinas, seguidas pelo Alcorão Sagrado, a humanidade procede de Adão (A.S.), e a Mensagem Islâmica é a concludente de todas as demais Mensagens Celestiais, e ela é uma doutrina Divina para a orientação do homem. Isto porque, a benevolência e a misericórdia de Deus para com o ser humano, fizeram com que ela acompanhasse a vida humana, a fim de que fosse esclarecido ao homem o caminho do bem, da bondade e do direcionamento da própria existência, e para tal tarefa, Deus enviou os Mensageiros e os Profetas (A.S.), anunciantes e restauradores para uma vida melhor e mais digna sobre a Terra.
O Alcorão Sagrado nos relata sobre o papel do homem e sua civilidade, empenhos dos Profetas (A.S.) em todas as etapas históricas, os quais sempre anunciaram as Mensagens da Orientação para o restabelecimento da sociedade humana e libertação dos povos das garras da perdição, do crime e da corrupção, salvando-os da maldade dos tiranos e dos déspotas, e libertando-lhes o pensamento e o raciocínio contra as oposições e as superstições.
As Mensagens Divinas vieram como uma restauração complementar em todos os ângulos, sejam doutrinários, ideológicos, constituintes, morais, psicológicos e materiais, concordantes com a natureza e o instinto humano, perfeitamente adaptáveis para ao homem, porque a Mensagem Divina procede do próprio Criador do homem, do Universo e da vida em si. E Ele é Onisciente sobre o que Ele mesmo formou na alma dos seres humanos e do que mais lhes convém. Portanto, as leis e as criações divinas são basicamente concordantes com a formação e a qualidade nata do homem, e o Alcorão Sagrado esclareceu sobre isso:
"Como não haveria de conhecê-las o Criador, sendo Ele o Onisciente, o Sutilíssimo?" (C. 67 – V. 14)
Logo, a religião é a Mensagem Divina que reestrutura a vida da humanidade, restabelecendo a justiça e libertando-a das trevas, da corrupção, da degeneração e dos desvios. O Alcorão Sagrado menciona também sobre isso, o seguinte:
"Enviamos os Nossos mensageiros com as evidências: e enviamos, com eles, o Livro e a balança, para que os humanos observem a justiça; e criamos o ferro, que encerra grande poder (para a guerra), além de outros benefícios para os humanos, para que Deus Se certifique de quem O secunda intimamente, a Ele e aos Seus mensageiros; Sabei que Deus é Poderoso, Fortíssimo". (C. 57 – V. 25)
"...Já vos chegou de Deus uma Luz e um Livro lúcido, (15) pelo qual Deus conduzirá aos caminhos da salvação aqueles que procurarem a Sua complacência e, por Sua vontade, tirá-los-á das trevas e os levará para a luz, encaminhando-os para a senda reta (16)". (C. 5)
"Para que a verdade prevalecesse e desaparecesse a falsidade, ainda que isso desgostasse os pecadores". (C. 8 – V. 8)
"E não causeis corrupção na terra, depois de haver sido pacificada. Outrossim, incovai-o com temor e esperança, porque Sua misericórdia está próxima dos benfeitores". (C. 7 – V. 56)
"Deus ordena a justiça, a caridade, o auxílio aos parentes, e veda a obscenidade, o ilícito e a iniqüidade. Ele vos exorta a que mediteis". (C. 16 – V. 90)
"São aqueles que seguem o Mensageiro, o Profeta iletrado, o qual encontram mencionado em sua Tora e no Evangelho, o qual lhes recomenda o bem e que proíbe o ilícito, prescreve-lhes todo o bem e veda-lhes o imundo, alivia-os dos seus fardos e livra-os dos grilhões que o deprimem. Aqueles que nele creram, honraram-no, defenderam-no e seguiram a Luz que com ele foi enviada, são os bem-aventurados". (C. 7 - V 157)
"...Ele foi Quem vos criou a terra e nela vos enraizou". (C. 11 – V. 61)
Ao se ler estes textos alcorânicos inscritos no Livro da Mensagem Islâmica, e se aprofundar em seus significados, absorvendo a sua essência, se perceberá que a religião é o único caminho para a salvação do homem e realização do bem e da paz.
O Islam, portanto, como uma Mensagem Divina, pretende com a sua convocação, o restabelecimento da humanidade, o renascimento da construção social e o fortalecimento dos regimes de vida, partindo dos princípios da libertação do homem, na servidão pelos desejos irregulares e ilícitos, passando a aproximá-lo e a conectá-lo com Deus que é a fonte do bem, da perfeição e da paz nesta existência.
Pois como já verificamos nos versículos alcorânicos, a Mensagem Islâmica é uma missiva da doutrina do direito, a qual se salvou da adulteração e da simulação, pois ela esclareceu seus objetivos em diversos assuntos constantes no Alcorão Sagrado, dos quais mencionaremos a seguir:
A convocação à unicidade da espécie humana, e anulação das distinções de origem, povo e camada social entre as pessoas, pois Deus Supremo revelou:
"Ó humanos, em verdade, Nós vos criamos de macho e fêmea e vos dividimos em povos e tribos, para reconhecerdes uns aos outros. Sabei que o mais honrado, dentre vós, ante Deus, é o mais temente. Sabei que Deus é Sapientíssimo e está bem inteirado". (C. 49 – V. 13)
Firmeza das bases do afeto, do amor e do respeito entre o homem e a mulher, porque Deus Glorioso revelou:
"Entre os Seus sinais está o de haver-vos criado companheiras da vossa mesma espécie, para que com elas convivais; e colocou amor e misericórdia entre vós. Por certo que nisto há sinais para os sensatos". (C. 30 - V 21)
Estabelecimento da justiça entre os homens, de acordo com o que foi esclarecido na Revelação de Deus:
"...para que os humanos observem a justiça..." (C. 57 – V. 25)
Concretização da segurança e da paz para a humanidade, pois isto também foi revelado com clareza por Deus Altíssimo:
"Pelo qual Deus conduzirá aos caminhos da salvação aqueles que procurarem a Sua complacência e, por Sua vontade, tirá-los-á das trevas e os levará para a luz, encaminhando-os para a senda reta". (C. 5 – V. 16)
"Se eles se inclinam à paz, inclina-te tu também a ela, e encomenda-te a Deus, porque Ele é o Oniouvinte, o Sapientíssimo". (C. 8 – V. 61)
"Os fiéis que não obscurecerem a sua fé com injustiças obterão a segurança e serão iluminados". (C. 6 – V. 82)
Prioridade à verdade e suspensão da falsidade, de acordo com as Revelações de Deus Glorificado:
"Para que a verdade prevalecesse e desaparecesse a falsidade, ainda que isso desgostasse os pecadores". (C. 8 – V. 8)
"Qual! Arremessamos a verdade sobre a falsidade, o que a anula. Ei-la desvanecida. Ai de vós, pela falsidade que (Nos) descreveis!" (C. 21 – V. 18)
Resistência contra o crime, o supérfluo, a destruição, a injustiça e a corrupção na Terra, conforme as Revelações de Deus Supremo:
"E não causeis corrupção na terra, depois de haver sido pacificada. Outrossim, incovai-O com temor e esperança, porque Sua misericórdia está próxima dos benfeitores". (C. 7 – V. 56)
"Deus ordena a justiça, a caridade, o auxílio aos parentes, e veda a obscenidade, o ilícito e a iniqüidade. Ele vos exorta a que mediteis". (C. 16 – V. 90)
"Combatei, pela causa de Deus, aqueles que vos combatem; porém, não pratiqueis agressão, porque Deus não estima os agressores". (C. 2 - V. 190)
Concretização do bem, da bondade e da benevolência, conforme o texto das Revelações de Deus Supremo:
"São aqueles que seguem o Mensageiro, o Profeta iletrado, o qual encontram mencionado em sua Torah e no Evangelho, o qual lhes recomenda o bem e que proíbe o ilícito, prescreve-lhes todo o bem e veda-lhes o imundo, alivia-os dos seus fardos e livra-os dos grilhões que o deprimem. Aqueles que nele creram, honraram-no, defenderam-no e seguiram a Luz que com ele foi enviada, são os bem-aventurados". (C. 7 – V- 157)
"...e lhes inspiramos a prática do bem..." (C. 21 – V. 73)
Proibição de tudo que é nocivo à alma, ao corpo e ao instinto, e substituição com aquilo que é bom e benéfico ao homem:
"Dize-lhes: Quem pode proibir as galas de Deus e o desfrutar os bons alimentos que Ele preparou para Seus servos?..." (C. 7 – V. 32)
"Dize: Meu Senhor vedou as obscenidades, manifestas ou íntimas..." (C. 7 – V. 33)
"...prescreve-lhes todo o bem e veda-lhes o imundo, alivia-os dos seus fardos e livra-os dos grilhões que o deprimem..." (C. 7 – V. 157)
"Não reparaste naqueles que declaram que crêem no que te foi revelado e no que foi revelado antes de ti, recorrendo, em seus julgamentos, ao sedutor, sendo que lhes foi ordenado rejeitá-lo? Porém, Satanás quer desviá-los profundamente". (C. 4 – V. 60)
"Enobrecemos os filhos de Adão e os conduzimos pela terra e pelo mar; agraciamo-los com todo o bem, e preferimos enormemente sobre a maior parte de tudo quanto criamos". (C. 17 – V. 70)
Povoamento da Terra e estabelecimento da vida civil sobre o globo terrestre, e o cultivo de seus benefícios através das energias humanas, racional e psicologicamente, para o bem estar do próprio homem:
"...Ele foi Quem vos criou a terra e nela vos enraizou..." (C. 11 – V. 61)
"Ele foi Quem vos fez a terra manejável. Percorrei-a pois, por todos os seus quadrantes e desfrutai das Suas mercês; a Ele será o retorno!" (C. 67 – V. 15)
"Mas procura, com aquilo com que Deus te tem agraciado, a morada do outro mundo; não te esqueças da tua porção neste mundo, e sê amável, como Deus tem sido para contigo, e não semeies a corrupção na terra, porque Deus não aprecia os corruptores". (C. 28 – V. 77)
Libertação da mente contra a inércia, a contradição e a superstição, convocando-a para o raciocínio, a meditação e a procura do conhecimento:
"...Dize: Poderão, acaso, equiparar-se os sábios com os insipientes? Só os sensatos o acham". (C. 39 – V. 9)
"...tais exemplos propomos aos humanos, para que raciocinem". (C. 59 – V. 21)
"...pois Deus dignificará os fiéis, dentre vós, assim como os sábios, porque está inteirado de tudo quanto fazeis". (C. 58 – V. 11)
Distribuição do dinheiro e da riqueza de forma que se possa cobrir a superfície da vida social em sua totalidade, num movimento que não haja formação de camadas econômicas e políticas:
"...para que (as riquezas) não sejam monopolizadas pelos opulentos, dentre vós..." (C. 59 – V. 7)
"E há em seus bens uma parte para o mendigo e o desafortunado..." (C. 51 – V. 19)
Esta é a convocação religiosa e seus princípios constitucionais no campo humano e no campo social, inclusive, a convocação para a unidade de Deus e a devoção unicamente a Ele, em sincera lealdade. E o direcionamento a Deus é o mesmo que se direcionar para o caminho do bem, da perfeição absoluta, do amor e do bem em geral para todos.