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PARTICULARIDADES DA MENSAGEM ISLÂMICA

A Mensagem Islâmica se caracteriza por particularidades obrigatórias
com a natureza das leis, das responsabilidades, da índole, do pensamento e
da convocação Islâmica. E a seguir esclareceremos sobre as particularida
des mais destacadas, que são:
1) A Eternidade
Uma das prioridades da Mensagem Islâmica é a Eternidade. E a perpe
tuação do Islam é sua contínua duração, e prolongamento de sua mensa
gem e convocação, enquanto a humanidade existir na face da Terra.
Deus Supremo descreve a Eternidade desta Mensagem na seguinte re
velação alcorânica:
“Pergunta: Qual é o testemunho mais fidedigno? Assevera-lhes então:
Deus é testemunha entre mim e vós, este Alcorão foi-me revelado para
com ele admoestar a vés e àqueles que ele alcançar..32”. (C. 6 – V. 19)
“E não te enviamos, senão como misericórdia para a humanidade”.
(C. 21 – V. 107)
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Aqueles que o alcançarem: até o Dia da Ressurreição.
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“E não te enviamos, senão como universal (Mensageiro),
alvissareiro e admoestador para os humanos; porém, a maioria dos
humanos o ignora”. (C. 34 – V. 28)
Em toda etapa da história, e em cada fase de sua vida, o homem
não podia dispensar a religião, já que ele necessitava da orientação de
uma doutrina e fé para se salvar da ignorância, da opressão dos tiranos
e da adulteração das leis e do comportamento humano, que os opres
sores manipulavam através da concupiscência e das paixões e
voluptuosidades desenfreadas.
E Deus Glorificado, quis que esta doutrina fosse uma necessida
de, para que a humanidade possa prosseguir em seu destino, e contro
lar as exibições renovadoras e as germinações em sua existência.
Esta doutrina é o Islam.
O Imam Jafar ibn Mohammad (A.S.), chamado de “Assadeq”, retratou
a Eternidade da Mensagem Divina com a seguinte frase:
“O Alcorão é vivente e não perece, e ele passa tal qual passam as
noites e os dias, e tal qual passam o Sol e a Lua, e passará sobre o
último dentre nós tal como passou sobre o primeiro de nós!”
Não há dúvida que o Islam será eterno, porque ele é a conclusão das
doutrinas e é a complementação das Mensagens Divinas, no qual se ex
pressa a infinita bondade de Deus e Sua misericórdia para com Suas cria
ções e criaturas.
O Imam Mohammad ibn Ali (A.S.), chamado de “Al-Báquer”33 escla
receu sobre a descrição da Eternidade da Mensagem Islâmica, dizendo:
“O Alcorão é vivente e não perecerá, e o Versículo é vivo e jamais
morrerá, pois se ele tivesse sido revelado a um povo e este povo
morreu, o Versículo teria morrido e consecutivamente com ele
morreria o Alcorão, porém, o Versículo passa pelos presentes assim
como passou pelos antepassados”.
33
O 5º Imam Mohammad al-Báquer era o pai do 6º Imam Jaafar Assadeq
(A.S.). Para mais informações, consultar o livro “O Mensageiro do Islam e
os Ahlul Bait” de autoria do Sheikh Taleb Hussein al-Khazraji.
Entretanto, o segredo da Eternidade da Mensagem Islâmica é possível
em diversos elementos básicos, que são:
a) Capacidade e a União
Entre as questões importantes que podem auxiliar a doutrina para a sua
contínua permanência e Eternidade junto ao homem, está a questão da Capa
cidade e da União, através da ideologia, das leis, das instituições, dos pensa
mentos e das compreensões, no credo e na civilidade, pois a Mensagem
Islâmica é uma mensagem unificada mundialmente, a qual cuida dos teoremas
da ideologia, dos cultos, da índole, do caráter e das diversas leis que constitu
em os assuntos de família, do governo, da política, das relações de Estado, do
tesouro nacional, da economia, da guerra, da paz, da propriedade de terras,
do estudo, e inclusive, a preocupação nos assuntos da meditação e do pensa
mento, na cultura e civilização, na unificação das instituições das atividades
individuais diversificadas do homem, tal como a aparência, o vestuário, a
higiene, a alimentação, a conservação e preservação da saúde corporal e ques
tões psicológicas e psiquiátricas, etc. Tudo isso é esclarecido pelo Imam Jaafar
ibn Mohammad Assadeq (A.S.), que disse:
“Não há nada que não tenha um livro ou um preceito”.
Eis que esclarecemos neste livro elucidativo uma parte resumida dos
elevados cultos, instituições e instruções sociais.
Por seu lado, o Alcorão Sagrado tratou de cultivar as soluções para os
problemas do homem, inclusive o Preceito Profético, e no que há de Tradi
ções, de vida operacional e de aprovações, e de livros da interpretação e
jurisprudência, e nas dezenas de milhares de assuntos legais que eles pos
suem, anexando-se a eles as regras eruditas regulamentadas, as quais con
têm as confirmações e certezas sobre a grandeza da Mensagem Islâmica e a
capacidade de seus horizontes.
E é sob o testemunho de tudo isso que Islam fundamentou a civilida
de34 e a civilização35, e no que se constitui um Estado, uma sociedade, uma
cultura, o ensino e o conhecimento. E este fundamento é a origem do
renascimento teórico atual, e fonte da civilização e valorização humana.
34
35
Que é a observação das conveniências à boa conduta, às boas maneiras, à
cortesia, etc…
Que é o desenvolvimento econômico, social e político; e a vida intelectual,
moral, artística, social, etc. Para mais informações, consultar o livro
“O Sistema Social no Islam” de autoria do Seyyed Hachem al-Musaui.
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O nobre Profeta Mohammad (S.A.A.S.) foi o primeiro a instituir um
Estado, sociedade, civilização Islâmica, na cidade de Medina36, e que se
estenderam pelos horizontes do mundo a fora. Logo, não seria também o
Mensageiro Mohammad (S.A.A.S.) o anunciante de uma ideologia pura
que é a fé em Deus e a prática dos ritos de adoração límpida e transparente
em si mesma?
Se meditarmos na vida humana e nas necessidades do homem, nós as
encontraremos divididas, pelas suas próprias naturezas, em duas partes:

  1. A parte firme e permanentemente, sem mudanças:
    Que é o lado das necessidades da humanidade, que são ligadas
    ao instinto, à qualidade nata e à criação humana, tal como a ali
    mentação, o acasalamento, o tratamento terapêutico e as regras
    destinadas a cuidar da saúde, a ciência, a segurança, etc.
    Todas estas necessidades humanas são questões firmes e básicas
    na natureza do ser humano, ligadas à sua constituição e qualida
    de nata, em qualquer lugar e em qualquer tempo, e não há como
    modificá-las ou substituí-las, por mais que mudem as circuns
    tâncias ou os meios de vida.
  2. A parte alterável das necessidades humanas:
    Que é o lado dos meios e estilos que dão ao homem a oportuni
    dade de concretizar os seus desejos, atender às suas necessida
    des e satisfazer a sua realização.
    Tais meios e estilos é que apresentam este lado alterável. Aliás, já evolu
    ído na vida do ser humano, pois, os meios da produção alimentícia e
    vestimenta; os meios de transporte e moradia; os estilos de alcance da ciên
    cia; os meios de defesa e proteção; os caminhos empresariais; a estruturação
    e atividades político-sociais e econômicas, tudo isso, está evoluindo e au
    mentando em crescimento e realização dia após dia, quanto mais aumenta o
    crescimento e a evolução da vida, e se enriquecendo com a ciência, o conhe
    cimento, as experiências e as descobertas humanas. O Islam se empenha pelo
    lado fixo e estável, colocando-lhes as bases e as regras absolutas por conside
    rar a realidade da constituição, firme no desejo do homem, deixando a parte
    evolutiva da vida humana como um lado aberto, porém, sempre se movendo
    36
    Medina localiza-se na região do Hijáz, na Península Arábica, ao norte de
    Meca. E o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) nasceu em Meca, porém, morreu
    e foi sepultado em Medina, e ambas as cidades são consideradas sagradas.
    de acordo com as normas e esclarecimentos sólidos, traçando-lhe o caminho
    do desenvolvimento e lhe determinando o desfecho de suas realizações. E
    toda evolução que alcança este espaço, encontra a porta de sua tecnologia
    sempre aberta e sua regra legal absoluta, na qual se une à mesma ilimitada e
    incondicionalmente, sem limites às necessidades para os esclarecimentos da
    doutrina e suas regras básicas, e os interesses humanos e sua preservação.
    E com isso, o Islam abriu a porta do desenvolvimento na vida da huma
    nidade de acordo com o seu invólucro, já que ela realiza seus interesses e
    segue de acordo com o empenho do bem e da fé.
    b) Aplicação - Al-Ijtihad
    Dos elementos básicos que concretizam o controle da doutrina Islâmica
    em toda renovação e evolução na vida do homem, e que leva a efeito a
    eternidade e a permanência desta religião, seria a Aplicação, ou seja, a
    instituição de normas, leis, entendimentos e raciocínios de acordo com o
    Alcorão Sagrado e o Preceito Purificado. Pois cada ocorrência e cada
    nova ordem que acontece na sociedade Islâmica, e não tendo determina
    da sentença, a doutrina então se encarrega de criá-la por meio das nor
    mas, bases e esclarecimentos absolutos em geral, e com isso, as leis e o
    raciocínio Islâmico se estenderão e se ampliarão, e os Muçulmanos sem
    pre encontrarão a solução para o problema, seja individual ou socialmen
    te, através do Alcorão ou do Preceito (Sunnah).
    2) A Prosperidade, a Facilidade e a Responsabilidade proporcio
    nais às Condições e Capacidade
    O segundo traço das descrições da Mensagem Islâmica é a responsabi
    lidade, proporcional às condições de prosperidade e facilidade, nos deveres
    e obrigações.
    Portanto, nada obriga ou se impõe na doutrina Islâmica, em se tratan
    do de alguma responsabilidade acima das condições e aptidões do ser
    humano. Por conseguinte, todos os cultos, como o jejum, a oração, a pu
    rificação, a peregrinação, o donativo, a militância pela causa de Deus, a
    ordem pelo obséquio, o sustento da esposa, dos filhos e dos pais, e outras
    obrigações similares, foram estabelecidos na proporção das condições fí
    sicas e financeiras do homem.
    Todavia, Deus Glorificado e Supremo revelou no Alcorão Sagrado:
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    “Deus não impõe a nenhuma alma uma carga superior
    às suas forças … ”. (C. 2 – V. 286)
    “…Deus não impõe a ninguém obrigação superior ao que lhe concedeu;
    Deus trocará a dificuldade pela facilidade”. (C. 65 – V. 7)
    Por isso é que o indivíduo idoso que não pode jejuar está isento desta
    obrigação, ou aquele que não consegue cumprir a oração por incapacidade
    física, poderá fazê-lo sentado ou deitado, ou aquele que, por algum motivo lhe
    é prejudicial o uso da água para ablução, poderá utilizar a areia, etc. Enfim, o
    Islam a nada obriga a não ser dentro dos limites das condições e qualificações
    para o desempenho dos deveres e das obrigações, pois o Islam isenta tudo que
    é opressivo e dificultoso ao ser humano, porque Deus Supremo revelou:
    “…Deus não deseja impor-vos carga alguma; porém, se quer purificar-vos
    e agraciar-vos, é para que Lhe agradeçais”. (C. 5 – V. 6)
    “…quem, sem intenção nem abuso, for impelido a isso,
    não será recriminado, porque Deus é Indulgente,
    Misericordiosíssimo”. (C. 2 – V. 173)

“E Deus deseja aliviar-vos o fardo, porque o homem
foi criado débil”. (C. 4 – V. 28)
Certa vez, o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse:
“Sem danos nem ônus”.
Em outra ocasião, ele (S.A.A.S.) falou:
“Toleraram-se à minha nação nove fatos: o erro, o esquecimento, o
que se lhes tornou desarmônico, o que eles desconheciam, o que não
suportariam, o que dele se obrigariam (contra a vontade), a inveja, o
mau presságio e as más intenções (sem que as pronunciem)”.
E desta forma é que se dispõem as características da clemência, da
justiça, da bondade e da prudência Divina nas responsabilidades e nas
obrigações, o que significa que, se o ser humano incidir nas incorre
ções que o Mensageiro Mohammad (S.A.A.S.) mencionou, ele é justi
ficado e perdoado.
3) A Humanidade
O outro traço na Mensagem Islâmica é a descrição da humanidade, por
ser uma mensagem universal, dirigida a todos os seres humanos sem distin
ção, por terem sido criados da mesma origem e igualados, pois ninguém é
superior ao outro, exceto pela devoção, retidão e prática do bem. Ninguém
possui prioridade sobre o seu semelhante pela sua cor, raça, nacionalidade,
sexo, riqueza, força, etc, senão pela integridade moral e probidade na cren
ça e no comportamento.
Deus Supremo revelou no Alcorão Sagrado:
“Ó humanos, em verdade, Nós vos criamos de macho e fêmea e vos
dividimos em povos e tribos, para reconhecerdes uns aos outros.
Sabei que o mais honrado, dentre vós, ante Deus, é o mais temente.
Sabei que Deus é Sapientíssimo e está bem inteirado”. (C. 49 – V. 13)
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E Ele Glorificado revelou ao Seu Mensageiro Mohammad (S.A.A.S.):
“E não te enviamos, senão como misericórdia para a humanidade”.
(C. 21 – V. 107)
4) O Racionalismo37 e o Respeito ao Raciocínio
A Mensagem Islâmica se distingue por ser uma transmissão da ra
zão e da lógica sadia, pois ela é uma mensagem criada sobre os alicer
ces da convicção do raciocínio e da concordância com a sua lógica,
harmonizando-a com a necessidade, a indicação e o argumento sério.
Por isso, o diálogo do Alcorão é contínuo e aberto, com o raciocínio, e
sua convocação está ligada ao estímulo do homem a fim que ele possa
usar de suas faculdades mentais para a reflexão e a meditação.
Deus Altíssimo revelou no Seu Livro Sagrado:
“E estas parábolas, citamo-las aos humanos; porém, só os sensatos
as compreendem”. (C. 29 – V. 43)
E Ele Glorificado revelou também sobre este tema:
“Ele é Quem envia a água do céu, da qual bebeis,
e mediante a qual brotam arbustos com que alimentais o gado.
E com ela faz germinar a plantação, a oliveira, a tamareira,
37
Racionalismo é a crença na autoridade da razão.
a videira, bem como toda a sorte de frutos.
Nisto há um sinal para os que refletem”. (C. 16 – V. 10 e 11)
“Aos olhos de Deus, os piores animais são os “surdos”e “mudos”,
que não raciocinam”. (C. 8 – V. 22)
O Islam liberou o raciocínio e libertou-o da inércia, da estagnação e da
superstição, e construiu a melhor civilidade e civilização, racionalmente
necessárias à valorização da fé e da índole.
5) A Conjuntura e a Falta de Contradições
O Islam é uma religião de labor e é um método de vida, o qual foi
comunicado à humanidade para que se orientasse através dele e se
guisse o seu estilo, a fim de construir a sua vida e a sua civilização
sobre os seus alicerces.
E uma mensagem desta categoria, descrita com estas observações
e objetivos, deve ser uma mensagem circunstancial, afastada das
obrigatoriedades banais e das imaginações impossíveis. Por isso é que
ela foi elaborada e preparada para a qualidade nata do homem, e suas
condições físicas, mentais e psicológicas.
Daí, das leis, instituições, rituais, índole, e etc, que vieram através
da Mensagem Islâmica estarem de acordo com a qualidade nata do ser
humano, sendo organizada para a atividade do cérebro, da mente, do
instinto e do corpo, em conformidade com o método integral divino,
para que o homem possa alcançar a perfeição conveniente à sua natu
reza em prol de seu próprio benefício, nesta vida e na Eternidade, após
a morte física.
Assim sendo, as contradições acabam se extinguindo entre a cria
ção e estruturação humana e os princípios da Mensagem Islâmica, re
alizando-se então a concordância em todas as leis, índoles, institui
ções e rituais Islâmicos, os quais encontrar-se-ão em um mesmo pon
to-objetivo complementar, que é a restauração do homem e
concretização do bem e da perfeição para o mesmo.
Por conseguinte, a índole e a educação, complementam o papel
legal Islâmico, no que concerne à reestruturação da humanidade, fa-

zendo com que o homem se compacte com a lei e sua necessidade,
preparando-o para a devoção, pois a devoção o ajudará na depuração
da consciência e no reparo da sociedade humana, e principalmente, na
elevação do espírito e do pensamento ao seu Criador.
Deus Supremo esclareceu esta realidade através da seguinte versículo
no Alcorão Sagrado:
“…Se fosse de outra origem, que não de Deus, haveria nele muitas
discrepâncias”. (C. 4 – V. 82)
Portanto, os princípios da Mensagem Islâmica se harmonizam entre si,
e correspondem com a natureza do homem para a construção do ego huma
no, e conseqüentemente, da sociedade humana, sobre os alicerces do bem e
do melhoramento, sempre na direção de Deus Glorificado.
6) Os Cuidados com a Intenção e o Objetivo
O objetivo fundamental da Mensagem Islâmica é o de construir
no ego humano a melhor edificação, purificando-lhe das impurezas,
hipocrisia, falsidade e engano. Por isso, o Islam se empenhou no pro
pósito humano (a intenção), e o fez ser o espírito das ações e base de
sua própria valorização.
Eis então que se encontra na Nobre Tradição Profética:
“As ações são conforme as intenções, e para cada um há conforme
suas intenções”.
Tudo isso é para a correção do homem ao dirigir seus objetivos na
vida, como parte do método educativo, com o qual preservará a valoriza
ção interna do seu ego e construirá os sentimentos íntimos para a constitui
ção de uma índole benéfica e bondosa.
E nesta base, o Islam considera nulo todo labor devoto se o mesmo
estiver maculado com a hipocrisia e a falsidade, e não haver nele a sincera
intenção para com Deus Glorificado.

7) A Moderação e o Equilíbrio entre esta e a vida eterna

Deus Supremo revelou no Alcorão Sagrado:

“Mas procura, com aquilo com que Deus te tem agraciado,
a morada do outro mundo; não te esqueças da tua porção neste mundo,
e sê amável, como Deus tem sido para contigo, e não semeies a
corrupção na terra, porque Deus não aprecia os corruptores”.
(C. 28 – V. 77)
E também revelou:
“Dize-lhes: Quem pode proibir as galas de Deus e o desfrutar os
bons alimentos que Ele preparou para Seus servos? Dize-lhes ainda:
Estas coisas pertencem aos que crêem, durante a vida neste mundo;
porém, serão exclusivas dos crentes, no Dia da Ressurreição.
Assim elucidamos os versículos aos sensatos”. (C. 7 – V. 32)
E também:
“Tudo quanto vos tem sido concedido não é mais do que um gozo da
vida terrena com os seus encantos; por outra, o que está junto a Deus
é preferível e mais persistente. Não raciocinais?”
(C. 28 – V. 60)

E mais:

“(Dizendo-vos): Desfrutai de todo o lícito com que vos agraciamos,
mas não abuseis disso, porque a Minha abominação recairá sobre
vós; aquele sobre quem recair a Minha abominação, estará
verdadeiramente perdido”. (C. 20 – V. 81)
“Ó filhos de Adão, revesti-vos de vosso melhor atavio quando fordes
às mesquitas; comei e bebei; porém, não vos excedais, porque Ele
não aprecia os perdulários”. (C. 7 – V. 31)
A Mensagem Islâmica se destaca, porque ela se equilibrou entre a vida
terrena e a eterna, fazendo com que o ser humano procure o conhecimento, a
produção, a construção e o aproveitamento dos benefícios da vida e sua orna
mentação, e que cuide do próprio corpo, dos instintos e das paixões em geral.
Esta magnífica mensagem fez com que o cuidado com as questões
materiais do corpo, em se tratando da alimentação, da indumentária e saú
de, fosse uma obrigação do ser humano.
E inclusive, o incentivou para o casamento. Aliás, fez com que esta
questão seja de extrema necessidade.
A Mensagem Islâmica enfatizou bastante sobre a importância da higi
ene, da elegância, da beleza, do esporte e da preservação da saúde.
O nobre Mensageiro Mohammad (S.A.A.S.) disse:
“Os vossos corpos têm direitos sobre vós”.
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“Deus é belo, aprecia a beleza e gosta de ver os vestígios
da graça e do benefício sobre o Seu servo…”.
E ainda recomendou:
“Ensinai os vossos filhos o tiro ao alvo e a natação”.
O Profeta Mohammad (S.A.A.S.), além de convocar as pessoas para a
devoção e fazê-los avaliarem a importância da Eternidade, recomendava
também o cuidado com a saúde e a aparência. Ele (S.A.A.S.) ligava, atra
vés da Mensagem Islâmica, tudo o que há entre a vida terrena e a Eternida
de, sem nenhum rompimento. Porque os atos na vida terrena têm seus ras
tros no mundo da Eternidade, assim como as ações da Eternidade têm seus
vestígios nesta vida.
O Mensageiro esclareceu a questão do equilíbrio entre a nossa vida
material (o mundo em que vivemos) e a nossa vida espiritual (o mundo na
Eternidade), dizendo:
“Ninguém dentre nós trocou a vida eterna pela terrena, e ninguém
dentre nós trocou a terrena pela eterna”38.
A personalidade do Mensageiro (S.A.A.S.) e sua biografia teórica
são o elevado exemplo na moderação e no resguardo dos assuntos do
mundo material e do mundo espiritual (Eternidade), pois ele foi um
Profeta pregador à respeito de Deus Glorificado, o qual convocava
para o Islam com empenho e bravura, seja em tempo de paz, seja em
tempo de guerra, ele era um guerreiro valente e estratégico nos cam
38
Esta frase pode também significar: “Ninguém deixou de lado a sua Eterni
dade por causa do seu mundo, como ninguém relegou o seu mundo por
causa de sua Eternidade”.

pos da batalha, um Chefe de Estado e um homem participante nas ati
vidades sociais da sociedade em que vivia. E sobretudo, ele foi um
santo devoto ao extremo, ligado ao seu Senhor como ninguém o foi na
face da Terra. Da mesma forma, o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) foi
um pai de família exemplar, sempre preocupado com a higiene e o
bem-estar dos que dele dependiam, particularmente de sua própria
aparência e beleza, aliás, ele era muito elogiado pelo asseio e agradá
vel perfume que exalava.
Portanto, o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) é o exemplo maior para
todo ser humano existente neste planeta Terra, por ter sido quem conci
liou a doutrina e os Princípios Islâmicos de forma singular e típica.
Nesse caso, é possível condensarmos o equilíbrio e a moderação
existente no Islam, conforme segue:

  1. A consideração de que a vida do mundo material é uma eta
    pa na existência do ser humano, seguida pela do mundo es
    piritual (Eternidade).
  2. A preparação para a transição desta vida para a Eternidade,
    através da devoção e do direcionamento a Deus, sempre se
    afastando da arrogância do mundo material.
  3. Dar ao corpo e ao instinto os seus direitos no aproveitamen
    to das dádivas lícitas que a vida oferece.
  4. A moderação em tudo: na alimentação, na bebida (não-alco
    ólica), no amor, no ódio, nas despesas, na devoção e etc,
    pois o Islam recusa a vida monástica, própria dos monges e
    freiras, e o afastamento da vida social, apesar de, ao mesmo
    tempo, não permitir ao ser humano qualquer abuso, para não
    se entregar aos prazeres intensos da vida, tornando-a
    animalesca, agindo apenas pelo instinto e desejos carnais.
    Em resumo, o Islam, é viver a vida dentro dos padrões da moral e
    da integridade, usufruindo de tudo que nos é oferecido, desde que não
    seja de forma abusiva ou excessiva.

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