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PARTICULARIDADES DA MENSAGEM ISLÂMICA

A Mensagem Islâmica se caracteriza por particularidades obrigatórias com a natureza das leis, das responsabilidades, da índole, do pensamento e da convocação Islâmica. E a seguir esclareceremos sobre as particularidades mais destacadas, que são:


1) A Eternidade


Uma das prioridades da Mensagem Islâmica é a Eternidade. E a perpetuação do Islam é sua contínua duração, e prolongamento de sua mensagem e convocação, enquanto a humanidade existir na face da Terra.


Deus Supremo descreve a Eternidade desta Mensagem na seguinte revelação alcorânica: “Pergunta: Qual é o testemunho mais fidedigno? Assevera-lhes então: Deus é testemunha entre mim e vós, este Alcorão foi-me revelado para com ele admoestar a vós e àqueles que ele alcançar.”. (C. 6 – V. 19)
“E não te enviamos, senão como misericórdia para a humanidade”. (C. 21 – V. 107)
“E não te enviamos, senão como universal (Mensageiro), alvissareiro e admoestador para os humanos; porém, a maioria dos humanos o ignora”. (C. 34 – V. 28)


Em toda etapa da história, e em cada fase de sua vida, o homem não podia dispensar a religião, já que ele necessitava da orientação de uma doutrina e fé para se salvar da ignorância, da opressão dos tiranos e da adulteração das leis e do comportamento humano, que os opressores manipulavam através da concupiscência e das paixões e voluptuosidades desenfreadas.


E Deus Glorificado, quis que esta doutrina fosse uma necessidade, para que a humanidade possa prosseguir em seu destino, e controlar as exibições renovadoras e as germinações em sua existência. Esta doutrina é o Islam.


O Imam Jafar ibn Mohammad (A.S.), chamado de “Assadeq”, retratou a Eternidade da Mensagem Divina com a seguinte frase: “O Alcorão é vivente e não perece, e ele passa tal qual passam as
noites e os dias, e tal qual passam o Sol e a Lua, e passará sobre o último dentre nós tal como passou sobre o primeiro de nós!”


Não há dúvida que o Islam será eterno, porque ele é a conclusão das doutrinas e é a complementação das Mensagens Divinas, no qual se expressa a infinita bondade de Deus e Sua misericórdia para com Suas criações e criaturas.


O Imam Mohammad ibn Ali (A.S.), chamado de “Al-Báquer”33 esclareceu sobre a descrição da Eternidade da Mensagem Islâmica, dizendo: “O Alcorão é vivente e não perecerá, e o Versículo é vivo e jamais morrerá, pois se ele tivesse sido revelado a um povo e este povo morreu, o Versículo teria morrido e consecutivamente com ele morreria o Alcorão, porém, o Versículo passa pelos presentes assim como passou pelos antepassados”.

33. O 5º Imam Mohammad al-Báquer era o pai do 6º Imam Jaafar Assadeq (A.S.). Para mais informações, consultar o livro “O Mensageiro do Islam e os Ahlul Bait” de autoria do Sheikh Taleb Hussein al-Khazraji.


Entretanto, o segredo da Eternidade da Mensagem Islâmica é possível em diversos elementos básicos, que são:


a) Capacidade e a União


Entre as questões importantes que podem auxiliar a doutrina para a sua contínua permanência e Eternidade junto ao homem, está a questão da Capacidade e da União, através da ideologia, das leis, das instituições, dos pensamentos e das compreensões, no credo e na civilidade, pois a Mensagem Islâmica é uma mensagem unificada mundialmente, a qual cuida dos teoremas da ideologia, dos cultos, da índole, do caráter e das diversas leis que constituem os assuntos de família, do governo, da política, das relações de Estado, do tesouro nacional, da economia, da guerra, da paz, da propriedade de terras, do estudo, e inclusive, a preocupação nos assuntos da meditação e do pensamento, na cultura e civilização, na unificação das instituições das atividades
individuais diversificadas do homem, tal como a aparência, o vestuário, a higiene, a alimentação, a conservação e preservação da saúde corporal e questões psicológicas e psiquiátricas, etc.

Tudo isso é esclarecido pelo Imam Jaafar ibn Mohammad Assadeq (A.S.), que disse: “Não há nada que não tenha um livro ou um preceito”.


Eis que esclarecemos neste livro elucidativo uma parte resumida dos elevados cultos, instituições e instruções sociais.


Por seu lado, o Alcorão Sagrado tratou de cultivar as soluções para os problemas do homem, inclusive o Preceito Profético, e no que há de Tradições, de vida operacional e de aprovações, e de livros da interpretação e jurisprudência, e nas dezenas de milhares de assuntos legais que eles possuem, anexando-se a eles as regras eruditas regulamentadas, as quais contêm as confirmações e certezas sobre a grandeza da Mensagem Islâmica e a capacidade de seus horizontes.


E é sob o testemunho de tudo isso que Islam fundamentou a civilidade34 e a civilização35, e no que se constitui um Estado, uma sociedade, uma cultura, o ensino e o conhecimento. E este fundamento é a origem do renascimento teórico atual, e fonte da civilização e valorização humana.

34. Que é a observação das conveniências à boa conduta, às boas maneiras, à cortesia, etc…
35. Que é o desenvolvimento econômico, social e político; e a vida intelectual, moral, artística, social, etc. Para mais informações, consultar o livro “O Sistema Social no Islam” de autoria do Seyyed Hachem al-Musaui.


O nobre Profeta Mohammad (S.A.A.S.) foi o primeiro a instituir um Estado, sociedade, civilização Islâmica, na cidade de Medina36, e que se estenderam pelos horizontes do mundo a fora. Logo, não seria também o Mensageiro Mohammad (S.A.A.S.) o anunciante de uma ideologia pura que é a fé em Deus e a prática dos ritos de adoração límpida e transparente em si mesma?


Se meditarmos na vida humana e nas necessidades do homem, nós as encontraremos divididas, pelas suas próprias naturezas, em duas partes:

1. A parte firme e permanentemente, sem mudanças: Que é o lado das necessidades da humanidade, que são ligadas ao instinto, à qualidade nata e à criação humana, tal como a alimentação, o acasalamento, o tratamento terapêutico e as regras destinadas a cuidar da saúde, a ciência, a segurança, etc.


Todas estas necessidades humanas são questões firmes e básicas na natureza do ser humano, ligadas à sua constituição e qualidade nata, em qualquer lugar e em qualquer tempo, e não há como modificá-las ou substituí-las, por mais que mudem as circunstâncias ou os meios de vida.

2. A parte alterável das necessidades humanas: Que é o lado dos meios e estilos que dão ao homem a oportunidade de concretizar os seus desejos, atender às suas necessidades e satisfazer a sua realização.
Tais meios e estilos é que apresentam este lado alterável. Aliás, já evoluído na vida do ser humano, pois, os meios da produção alimentícia e vestimenta; os meios de transporte e moradia; os estilos de alcance da ciência; os meios de defesa e proteção; os caminhos empresariais; a estruturação
e atividades político-sociais e econômicas, tudo isso, está evoluindo e aumentando em crescimento e realização dia após dia, quanto mais aumenta o crescimento e a evolução da vida, e se enriquecendo com a ciência, o conhecimento, as experiências e as descobertas humanas.

O Islam se empenha pelo lado fixo e estável, colocando-lhes as bases e as regras absolutas por considerar a realidade da constituição, firme no desejo do homem, deixando a parte evolutiva da vida humana como um lado aberto, porém, sempre se movendo

36. Medina localiza-se na região do Hijáz, na Península Arábica, ao norte de Meca. E o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) nasceu em Meca, porém, morreu e foi sepultado em Medina, e ambas as cidades são consideradas sagradas.


de acordo com as normas e esclarecimentos sólidos, traçando-lhe o caminho do desenvolvimento e lhe determinando o desfecho de suas realizações. E toda evolução que alcança este espaço, encontra a porta de sua tecnologia sempre aberta e sua regra legal absoluta, na qual se une à mesma ilimitada e incondicionalmente, sem limites às necessidades para os esclarecimentos da
doutrina e suas regras básicas, e os interesses humanos e sua preservação.


E com isso, o Islam abriu a porta do desenvolvimento na vida da humanidade de acordo com o seu invólucro, já que ela realiza seus interesses e segue de acordo com o empenho do bem e da fé.


b) Aplicação - Al-Ijtihad


Dos elementos básicos que concretizam o controle da doutrina Islâmica em toda renovação e evolução na vida do homem, e que leva a efeito a eternidade e a permanência desta religião, seria a Aplicação, ou seja, a instituição de normas, leis, entendimentos e raciocínios de acordo com o
Alcorão Sagrado e o Preceito Purificado. Pois cada ocorrência e cada nova ordem que acontece na sociedade Islâmica, e não tendo determina da sentença, a doutrina então se encarrega de criá-la por meio das normas, bases e esclarecimentos absolutos em geral, e com isso, as leis e o raciocínio Islâmico se estenderão e se ampliarão, e os Muçulmanos sem problema encontrarão a solução para o problema, seja individual ou socialmente, através do Alcorão ou do Preceito (Sunnah).


2) A Prosperidade, a Facilidade e a Responsabilidade proporcionais às Condições e Capacidade


O segundo traço das descrições da Mensagem Islâmica é a responsabilidade, proporcional às condições de prosperidade e facilidade, nos deveres e obrigações.


Portanto, nada obriga ou se impõe na doutrina Islâmica, em se tratando de alguma responsabilidade acima das condições e aptidões do ser humano. Por conseguinte, todos os cultos, como o jejum, a oração, a purificação, a peregrinação, o donativo, a militância pela causa de Deus, a ordem pelo obséquio, o sustento da esposa, dos filhos e dos pais, e outras obrigações similares, foram estabelecidos na proporção das condições físicas e financeiras do homem.


Todavia, Deus Glorificado e Supremo revelou no Alcorão Sagrado: “Deus não impõe a nenhuma alma uma carga superior às suas forças … ”. (C. 2 – V. 286)
“…Deus não impõe a ninguém obrigação superior ao que lhe concedeu; Deus trocará a dificuldade pela facilidade”. (C. 65 – V. 7)


Por isso é que o indivíduo idoso que não pode jejuar está isento desta obrigação, ou aquele que não consegue cumprir a oração por incapacidade física, poderá fazê-lo sentado ou deitado, ou aquele que, por algum motivo lhe é prejudicial o uso da água para ablução, poderá utilizar a areia, etc.

Enfim, o Islam a nada obriga a não ser dentro dos limites das condições e qualificações para o desempenho dos deveres e das obrigações, pois o Islam isenta tudo que é opressivo e dificultoso ao ser humano, porque Deus Supremo revelou: “…Deus não deseja impor-vos carga alguma; porém, se quer purificar-vos e agraciar-vos, é para que Lhe agradeçais”. (C. 5 – V. 6)


“…quem, sem intenção nem abuso, for impelido a isso, não será recriminado, porque Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo”. (C. 2 – V. 173)

“E Deus deseja aliviar-vos o fardo, porque o homem foi criado débil”. (C. 4 – V. 28)


Certa vez, o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: “Sem danos nem ônus”.


Em outra ocasião, ele (S.A.A.S.) falou: “Toleraram-se à minha nação nove fatos: o erro, o esquecimento, o que se lhes tornou desarmônico, o que eles desconheciam, o que não suportariam, o que dele se obrigariam (contra a vontade), a inveja, o mau presságio e as más intenções (sem que as pronunciem)”.


E desta forma é que se dispõem as características da clemência, da justiça, da bondade e da prudência Divina nas responsabilidades e nas obrigações, o que significa que, se o ser humano incidir nas incorreções que o Mensageiro Mohammad (S.A.A.S.) mencionou, ele é justificado e perdoado.


3) A Humanidade


O outro traço na Mensagem Islâmica é a descrição da humanidade, por ser uma mensagem universal, dirigida a todos os seres humanos sem distinção, por terem sido criados da mesma origem e igualados, pois ninguém é superior ao outro, exceto pela devoção, retidão e prática do bem. Ninguém possui prioridade sobre o seu semelhante pela sua cor, raça, nacionalidade,
sexo, riqueza, força, etc, senão pela integridade moral e probidade na crença e no comportamento.
Deus Supremo revelou no Alcorão Sagrado: “Ó humanos, em verdade, Nós vos criamos de macho e fêmea e vos dividimos em povos e tribos, para reconhecerdes uns aos outros. Sabei que o mais honrado, dentre vós, ante Deus, é o mais temente. Sabei que Deus é Sapientíssimo e está bem inteirado”. (C. 49 – V. 13)

E Ele Glorificado revelou ao Seu Mensageiro Mohammad (S.A.A.S.): “E não te enviamos, senão como misericórdia para a humanidade”. (C. 21 – V. 107)


4) O Racionalismo37 e o Respeito ao Raciocínio

A Mensagem Islâmica se distingue por ser uma transmissão da razão e da lógica sadia, pois ela é uma mensagem criada sobre os alicerces da convicção do raciocínio e da concordância com a sua lógica, harmonizando-a com a necessidade, a indicação e o argumento sério.
Por isso, o diálogo do Alcorão é contínuo e aberto, com o raciocínio, e sua convocação está ligada ao estímulo do homem a fim que ele possa usar de suas faculdades mentais para a reflexão e a meditação.


Deus Altíssimo revelou no Seu Livro Sagrado: “E estas parábolas, citamo-las aos humanos; porém, só os sensatos as compreendem”. (C. 29 – V. 43)


E Ele Glorificado revelou também sobre este tema: “Ele é Quem envia a água do céu, da qual bebeis, e mediante a qual brotam arbustos com que alimentais o gado. E com ela faz germinar a plantação, a oliveira, a tamareira, a videira, bem como toda a sorte de frutos. Nisto há um sinal para os que refletem”. (C. 16 – V. 10 e 11)

37. Racionalismo é a crença na autoridade da razão.

“Aos olhos de Deus, os piores animais são os “surdos” e “mudos”, que não raciocinam”. (C. 8 – V. 22)
O Islam liberou o raciocínio e libertou-o da inércia, da estagnação e da superstição, e construiu a melhor civilidade e civilização, racionalmente necessárias à valorização da fé e da índole.


5) A Conjuntura e a Falta de Contradições

O Islam é uma religião de labor e é um método de vida, o qual foi comunicado à humanidade para que se orientasse através dele e seguisse o seu estilo, a fim de construir a sua vida e a sua civilização sobre os seus alicerces.
E uma mensagem desta categoria, descrita com estas observações e objetivos, deve ser uma mensagem circunstancial, afastada das obrigatoriedades banais e das imaginações impossíveis.

Por isso é que ela foi elaborada e preparada para a qualidade nata do homem, e suas condições físicas, mentais e psicológicas.

Daí, das leis, instituições, rituais, índole, e etc., que vieram através da Mensagem Islâmica estarem de acordo com a qualidade nata do ser humano, sendo organizada para a atividade do cérebro, da mente, do instinto e do corpo, em conformidade com o método integral divino, para que o homem possa alcançar a perfeição conveniente à sua natureza em prol de seu próprio benefício, nesta vida e na Eternidade, após a morte física.


Assim sendo, as contradições acabam se extinguindo entre a criação e estruturação humana e os princípios da Mensagem Islâmica, realizando-se então a concordância em todas as leis, índoles, instituições e rituais Islâmicos, os quais encontrar-se-ão em um mesmo ponto-objetivo complementar, que é a restauração do homem e concretização do bem e da perfeição para o mesmo.


Por conseguinte, a índole e a educação, complementam o papel legal Islâmico, no que concerne à reestruturação da humanidade, fazendo com que o homem se compacte com a lei e sua necessidade, preparando-o para a devoção, pois a devoção o ajudará na depuração da consciência e no reparo da sociedade humana, e principalmente, na elevação do espírito e do pensamento ao seu Criador.


Deus Supremo esclareceu esta realidade através do seguinte versículo no Alcorão Sagrado: “…Se fosse de outra origem, que não de Deus, haveria nele muitas discrepâncias”. (C. 4 – V. 82)


Portanto, os princípios da Mensagem Islâmica se harmonizam entre si, e correspondem com a natureza do homem para a construção do ego humano, e consequentemente, da sociedade humana, sobre os alicerces do bem e do melhoramento, sempre na direção de Deus Glorificado.


6) Os Cuidados com a Intenção e o Objetivo


O objetivo fundamental da Mensagem Islâmica é o de construir no ego humano a melhor edificação, purificando-lhe das impurezas, hipocrisia, falsidade e engano. Por isso, o Islam se empenhou no propósito humano (a intenção), e o fez ser o espírito das ações e base de sua própria valorização.

Eis então que se encontra na Nobre Tradição Profética: “As ações são conforme as intenções, e para cada um há conforme suas intenções”.


Tudo isso é para a correção do homem ao dirigir seus objetivos na vida, como parte do método educativo, com o qual preservará a valorização interna do seu ego e construirá os sentimentos íntimos para a constituição de uma índole benéfica e bondosa.


E nesta base, o Islam considera nulo todo labor devoto se o mesmo estiver maculado com a hipocrisia e a falsidade, e não haver nele a sincera intenção para com Deus Glorificado.

7) A Moderação e o Equilíbrio entre esta e a vida eterna

Deus Supremo revelou no Alcorão Sagrado:

“Mas procura, com aquilo com que Deus te tem agraciado, a morada do outro mundo; não te esqueças da tua porção neste mundo, e sê amável, como Deus tem sido para contigo, e não semeies a corrupção na terra, porque Deus não aprecia os corruptores”. (C. 28 – V. 77)
E também revelou:
“Dize-lhes: Quem pode proibir as galas de Deus e o desfrutar os bons alimentos que Ele preparou para Seus servos? Dize-lhes ainda: Estas coisas pertencem aos que crêem, durante a vida neste mundo; porém, serão exclusivas dos crentes, no Dia da Ressurreição. Assim elucidamos os versículos aos sensatos”. (C. 7 – V. 32)
E também:
“Tudo quanto vos tem sido concedido não é mais do que um gozo da vida terrena com os seus encantos; por outra, o que está junto a Deus é preferível e mais persistente. Não raciocinais?” (C. 28 – V. 60)

E mais:

“(Dizendo-vos): Desfrutai de todo o lícito com que vos agraciamos, mas não abuseis disso, porque a Minha abominação recairá sobre vós; aquele sobre quem recair a Minha abominação, estará
verdadeiramente perdido”. (C. 20 – V. 81)
“Ó filhos de Adão, revesti-vos de vosso melhor atavio quando fordes às mesquitas; comei e bebei; porém, não vos excedais, porque Ele não aprecia os perdulários”. (C. 7 – V. 31)


A Mensagem Islâmica se destaca, porque ela se equilibrou entre a vida terrena e a eterna, fazendo com que o ser humano procure o conhecimento, a produção, a construção e o aproveitamento dos benefícios da vida e sua ornamentação, e que cuide do próprio corpo, dos instintos e das paixões em geral.


Esta magnífica mensagem fez com que o cuidado com as questões materiais do corpo, em se tratando da alimentação, da indumentária e saúde, fosse uma obrigação do ser humano.

E inclusive, o incentivou para o casamento. Aliás, fez com que esta questão seja de extrema necessidade.

A Mensagem Islâmica enfatizou bastante sobre a importância da higiene, da elegância, da beleza, do esporte e da preservação da saúde.

O nobre Mensageiro Mohammad (S.A.A.S.) disse: “Os vossos corpos têm direitos sobre vós”.
“Deus é belo, aprecia a beleza e gosta de ver os vestígios da graça e do benefício sobre o Seu servo…”.

E ainda recomendou:
“Ensinai os vossos filhos o tiro ao alvo e a natação”.

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.), além de convocar as pessoas para a devoção e fazê-los avaliarem a importância da Eternidade, recomendava também o cuidado com a saúde e a aparência. Ele (S.A.A.S.) ligava, através da Mensagem Islâmica, tudo o que há entre a vida terrena e a Eternidade, sem nenhum rompimento. Porque os atos na vida terrena têm seus rastros no mundo da Eternidade, assim como as ações da Eternidade têm seus vestígios nesta vida.


O Mensageiro esclareceu a questão do equilíbrio entre a nossa vida material (o mundo em que vivemos) e a nossa vida espiritual (o mundo na Eternidade), dizendo: “Ninguém dentre nós trocou a vida eterna pela terrena, e ninguém dentre nós trocou a terrena pela eterna”38.


A personalidade do Mensageiro (S.A.A.S.) e sua biografia teórica são o elevado exemplo na moderação e no resguardo dos assuntos do mundo material e do mundo espiritual (Eternidade), pois ele foi um Profeta pregador à respeito de Deus Glorificado, o qual convocava para o Islam com empenho e bravura, seja em tempo de paz, seja em tempo de guerra, ele era um guerreiro valente e estratégico nos campos da batalha,

38. Esta frase pode também significar: “Ninguém deixou de lado a sua Eternidade por causa do seu mundo, como ninguém relegou o seu mundo por causa de sua Eternidade”.

um Chefe de Estado e um homem participante nas atividades sociais da sociedade em que vivia. E sobretudo, ele foi um santo devoto ao extremo, ligado ao seu Senhor como ninguém o foi na
face da Terra.

Da mesma forma, o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) foi um pai de família exemplar, sempre preocupado com a higiene e o bem-estar dos que dele dependiam, particularmente de sua própria
aparência e beleza, aliás, ele era muito elogiado pelo asseio e agradável perfume que exalava.


Portanto, o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) é o exemplo maior para todo ser humano existente neste planeta Terra, por ter sido quem conciliou a doutrina e os Princípios Islâmicos de forma singular e típica.

Nesse caso, é possível condensarmos o equilíbrio e a moderação existente no Islam, conforme segue:

1. A consideração de que a vida do mundo material é uma etapa na existência do ser humano, seguida pela do mundo espiritual (Eternidade).

2. A preparação para a transição desta vida para a Eternidade, através da devoção e do direcionamento a Deus, sempre se afastando da arrogância do mundo material.

3. Dar ao corpo e ao instinto os seus direitos no aproveitamento das dádivas lícitas que a vida oferece.

4. A moderação em tudo: na alimentação, na bebida (não-alcoólica), no amor, no ódio, nas despesas, na devoção e etc, pois o Islam recusa a vida monástica, própria dos monges e
freiras, e o afastamento da vida social, apesar de, ao mesmo tempo, não permitir ao ser humano qualquer abuso, para não se entregar aos prazeres intensos da vida, tornando-a animalesca, agindo apenas pelo instinto e desejos carnais.


Em resumo, o Islam, é viver a vida dentro dos padrões da moral e da integridade, usufruindo de tudo que nos é oferecido, desde que não seja de forma abusiva ou excessiva.

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