O objetivo principal do envio dos Profetas e Mensageiros (A.S.),
foi direcionar o homem ao bem e à melhoria da própria personalidade, e
correção de seu comportamento e de sua existência. Assim sendo, a Ín
dole era a base para as suas convocações e ensinamentos destacados
pelo conhecimento que fazia de suas mensagens. Deus Supremo reve
lou no Alcorão Sagrado:
“E os designamos Imames, para que guiassem os demais,
segundo os Nossos desígnios, e lhes inspiramos a prática do bem…”
(C. 21 – V. 73)
E também:
“E que surja de vós uma nação que recomende o bem, dite a retidão e
proíba o ilícito. Esta será (uma nação) bem-aventurada”.
(C. 3 – V. 104)
O nobre Mensageiro Mohammad (S.A.A.S.) foi o maior exemplo de
vido sua Índole, retidão e bondade para com as pessoas, sem distinção,
amando-as e lhes querendo todo o bem.
Por isso, Deus, no Alcorão Sagrado descreve:
“Porque és de nobilíssimo caráter”. (C. 68 – V. 4)
Da orientação do Islam XI - O que é o Islam
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E quão ele (S.A.A.S.) era meticuloso ao se referir à importância da
índole e do caráter da Mensagem Islâmica. Conforme se relatou sobre o
Mensageiro Mohammad (S.A.A.S.), o qual dizia:
“Fui enviado a vós a fim de concluir a nobreza do caráter”.
E isto é o que significa conformidade com a revelação de Deus:
“Ele foi Quem escolheu, entre os iletrados, um Mensageiro
da sua estirpe, para ditar-lhes os Seus versículos, consagrá-los e
ensinar-lhes o Livro e a sabedoria, porque antes estavam
em evidente erro”. (C. 62 – V. 2)
Deus Supremo teve a intenção de, com este versículo, esclarecer o ob
jetivo de Sua mensagem divulgada por Seus Enviados (Profetas e Mensa
geiros), de que ela só se estabelecerá na realização da nobreza de caráter e
correção das almas e sua absolvição.
Portanto, a franqueza, a confiança, o amor, a clemência, a justiça, a paci
ência, a generosidade, a coragem, a lealdade e a fidelidade são a salvação do
homem contra as más índoles e seus vícios e maldades, tais como a mentira,
o engano, a traição, o descaso, a falsidade, a maledicência, a calúnia, o despudor
e cinismo, a hipocrisia, a avareza, as más companhias, o rancor, a ira, a cóle
ra, etc. Porque estas descrições negativas são os motivos da decadência da
sociedade e das desgraças, infortúnios e infelicidades do ser humano. Por
isso, é que o nobre Mensageiro Mohammad (S.A.A.S.) sempre dizia:
“Aquele que corrompeu a sua índole torturou a si mesmo”.
E baseado neste desenvolvimento mental, o Islam construiu sua
convocação para o amor e o bem do próximo, exortando a humanida
de em geral para a sua prática. Por isso é que o nobre Mensageiro
(S.A.A.S.) impelia os Muçulmanos à prática do bem, advertindo-os
sempre contra o mal, dizendo:
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“Melhor do que o bem é seu benfeitor,
e pior do que o mal é seu praticante!”.
E ele (S.A.A.S.) ainda dizia:
“Digas o bem e sereis conhecidos por ele, e faças o bem e
sereis um dos benevolentes”.
Outro dito do Profeta (S.A.A.S.):
“Todas as criaturas são dependentes de Deus, porém,
a criatura mais querida por Deus é aquela que é bondosa
com os próprios dependentes”.
Certo dia, um homem perguntou ou Mensageiro de Deus (S.A.A.S.):
“Quem é o mais amado por Deus?”. E o Profeta Mohammad (S.A.A.S.)
respondeu: ”O mais útil à humanidade”.
Tudo isso, é para a construção e edificação da sociedade humana sobre
os alicerces do bem e do bom caráter, a fim de que se forme uma sociedade
sadia e livre do mal, do vício e da má índole, pois o bom temperamento e a
inclinação para o bem são as características mais destacadas no ser huma
no, e é a distinção mais elevada na civilidade Islâmica, e seu valor é sagra
do. E a idoneidade do homem só se completa com a índole e o caráter
virtuoso, o amor à prática do bem e sua procura.
No Islam, a índole é considerada o pilar básico na formação da família,
do Estado e da sociedade, pois é com a índole que a lei, a política e a
economia se conectam numa ligação firme e concreta. E, a índole na vida
Islâmica é tal qual a água nas células dos vegetais, a qual lhes fornece vida,
crescimento, florescência e beleza.