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Exegese Al-Mizan – Um Estudo Narrativo sob Vs. 6-7 do Cap. Al-Bácara (2)

Um Estudo Narratio

No livro Al-Kāfī, é narrado por Al-Zubayrī que o Imam al-Sadiq (A.S.) disse:

"Perguntei-lhe: Informe-me sobre as formas de “Renegação” (kufr) mencionadas no Livro de Deus, o Todo-Poderoso. [A raiz desse termo na língua árabe possui significados como “cobrir”, “ocultar” ou “esconder”. Um incrédulo, em árabe, é chamado de kāfir, pois “encobre a verdade” ou “recusa reconhecer uma verdade manifesta” — seja essa verdade Deus, a profecia ou outras bênçãos divinas. Assim, nesta narração, optamos por empregar o termo “Renegação”, buscando manter maior fidelidade ao significado original do árabe.]

Ele respondeu: A “Renegação” no Livro de Deus se apresenta sob cinco formas:

1. A negação deliberada obstinada – e esta se divide em duas modalidades.

2. A negação por abandono dos mandamentos divinos.

3. A negação por ingratidão.

4. A negação por repúdio.

1. Negação deliberada obstinada (kufr al-juhūd):

A primeira modalidade é a negação da soberania divina, como afirmam aqueles que dizem: "Não há Senhor, nem Paraíso, nem Inferno". Essa é a doutrina de dois grupos de materialistas (zanādiqah), conhecidos como dahrīyah, os quais sustentam que "nada nos destrói senão o tempo". Tal concepção é uma religião construída por eles com base em meras suposições e preferências pessoais, sem qualquer fundamento verdadeiro. A esse respeito, Deus, Exaltado seja, afirma: "Eles apenas presumem". e também: "Os que descreem — é igual adverti-los ou não — não crerão", referindo-se à negação da unicidade de Deus. Esta é uma das formas de renegação.

A segunda modalidade é a negação consciente – ou seja, quando o indivíduo rejeita algo, mesmo sabendo que é verdadeiro, um conhecimento já firmemente estabelecido em seu íntimo. Deus, o Todo-Poderoso, disse: "E negaram, embora seus corações tivessem certeza, por injustiça e arrogância." E também: "... [Os seguidores do Livro] – antes [do surgimento do Profeta Muhammad] – ansiavam por sua vinda, buscando vitória contra os incrédulos [ou idólatras]. Porém, quando lhes chegou aquilo que reconheciam [a verdade revelada], [muitos] o renegaram. Que a maldição de Deus caia sobre os que renegam a fé.

2. A negação por ingratidão:

Essa forma é exemplificada nas palavras de Salomão, conforme relatadas por Deus:
"Isto é por generosidade de meu Senhor, para me testar se sou agradecido ou ingrato. Quem for agradecido, o é para seu próprio benefício; e quem for ingrato, Deus é Rico e Generoso."
Deus também diz:
"Se fordes agradecidos, certamente vos aumentarei; mas se fordes ingratos, Meu castigo será severo."
E ainda:
"Lembrai-vos de Mim, e Eu vos lembrarei; agradecei-Me e não sejais ingratos."

3. Negação por abandono dos mandamentos divinos:

Refere-se a deixar de cumprir aquilo que Deus ordenou. Deus, Altíssimo, afirma:

"E quando tomamos o compromisso convosco: Não derramareis sangue nem expulsareis uns aos outros de suas casas. Confirmastes isso, sendo testemunhas. E, no entanto, vós mesmos matais uns aos outros, expulsais parte do vosso povo de suas moradas, colaborando entre vós no pecado e na agressão. E se eles vos chegam como prisioneiros, pagais resgate por eles, sendo que sua expulsão vos foi proibida. Acreditais, então, em parte do Livro e negais outra parte?"


Assim, Deus os qualificou como descrentes por abandonarem Suas ordens, embora tenham sido reconhecidos externamente como crentes — um reconhecimento que não foi aceito por Deus nem lhes trouxe benefício. Ele conclui:
"A retribuição dos que agem assim será humilhação nesta vida, e no Dia do Juízo serão submetidos ao mais severo castigo. E Deus não está alheio ao que fazeis."

4. Negação por repúdio

    É exemplificada nas palavras de Deus ao citar Abraão aos inimigos de Deus: "E nós vos negamos, e surgiu entre nós e vós a inimizade e o ódio para sempre, até que creiais somente em Deus."
    Isso significa: rompemos convosco com ódio e repúdio eterno.

    Também está presente na fala de Satanás no Dia do Juízo, quando se afastará de seus seguidores humanos: "Eu reneguei aquilo com que me associastes anteriormente."

    E ainda: "Tomastes ídolos além de Deus por laços de amizade entre vós na vida mundana, mas no Dia do Juízo renegareis uns aos outros e vos amaldiçoareis mutuamente",
    Ou seja, no Dia do Juízo, cada grupo repudiará o outro com veemência.

    Nota: Isso demonstra que este discurso teológico reflete uma concepção escalonada da renegação, indicando que ela possui gradações — de incredulidade absoluta e consciente, até formas sutis como a ingratidão ou o abandono parcial da prática religiosa.

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